EnglishPortuguêsEspañol

Usina Coaf recebe Road Show da Transformação Digital e foca na Otimização em Tempo Real

A usina bioenergética em Timbaúba-PE da Cooperativa Agroindustrial dos Fornecedores de Cana (Coaf) mudou o seu mix nesta safra radicalmente. Deixou de lado o etanol hidratado e fez altos investimentos para produção de cachaça e açúcar. Em poucas semanas em atividade, a moagem de cana está 94% maior que no mesmo período da safra passada. E superará e muito a fabricação de açúcar da última safra, que foi de 13,2 mil toneladas.

A meta atual é de chegar a 50 mil toneladas. O foco é o mercado interno. E para isso, passou a comercializar em sacos de 50 kg também, somando-se às opções de fardos Begs e exportação de VHP.

A aposta em sacos de 50 kg integra a estratégia da Coaf em avançar no mercado local que prefere este tipo de embalagens e comercialmente. A produção diária é de 8 mil toneladas, cujas são enfardadas e ensacadas na unidade. A cooperativa produz açúcar com as marcas Timbaúba e Água Azul, mas ainda este ano deverá substituir o Timbaúba pela nova marca “Coaf”.

Alexandre Andrade Lima, presidente da Coaf, explica que a reviravolta da produção da Coaf está em sintonia com variações do próprio mercado. “Deixamos o etanol hidratado por ele não ser mais viável comercialmente depois das mudanças tributárias, e passamos a apostar no açúcar e em seu mercado interno também”, fala o gestor.

Além disso, a cooperativa também investe em cachaça e etanol anidro, devendo fabricar 30 milhões de litros e 17 milhões respectivamente nesta safra. A usina deve moer 900 mil toneladas de cana. Agora, a direção da usina avalia a Otimização em Tempo Real (RTO) e seu potencial para maximizar sua produção industrial e inserir maior eficiência operacional na indústria.

Isso através do S−PAA, que é atualmente o único software de Otimização em Tempo Real (RTO) para usinas de açúcar e etanol em todo o mundo e, inclusive, o único que controla de forma integral plantas de processo contínuo.

O uso tecnologia foi levantado durante o Road Show da Transformação Digital, que discute e promove o conceito de transformação digital nas usinas, que passou pela Coaf no final deste último mês de dezembro. Na ocasião, o CEO da Pró-Usinas e da ProCana Brasil, Josias Messias, foi recebido por Rudimar Gonçalves, gerente geral e Valdir Júnior, supervisor de elétrica.

Posts Relacionados