O S−PAA, único software de Otimização em Tempo Real (RTO) para usinas de açúcar e etanol em todo o mundo e, inclusive, o único que controla de forma integral plantas de processo contínuo, foi desenvolvido pela Soteica do Brasil, referência mundial em otimização de processos e excelência operacional, e implantado na primeira unidade produtora em 2009. É a única ferramenta que utiliza oito das dez tecnologias que definem bem o conceito de Usina 4.0. O S-PAA é a solução de Real Time Optimization (RTO) desenvolvida para atender tanto a área de Energia quanto a área de Processos. A otimização em tempo real que o S-PAA realiza permite reduzir a variabilidade do processo independentemente da atuação de um controle avançado.
Com uma interface dinâmica e intuitiva, o S-PAA permite avaliar o processo como um todo e em tempo real, possibilitando otimizar a operação e extrair o máximo de lucratividade da planta industrial. Com ele é possível fazer:
Como um software de RTO de última geração, o S−PAA funciona em seus componentes principais permitindo:
Aquisição e tratamento matemático dos dados de processos e de laboratório, incluindo a geração de medidores virtuais, através de variáveis inferidas pelo sistema.
Modelo representativo da planta real, engenharia, processos e procedimentos. Um modelo virtual é criado a partir das características e restrições da planta física. Neste modelo, são alimentados os dados tratados, as informações de qualidade e os medidores virtuais.
Simulação e otimização de cenários, a partir de balanços de massa e energia e aplicação de algoritmo genético híbrido exclusivo.
Atuação do cenário otimizado na planta real. A atuação pode ser aplicada automaticamente, em laço fechado, ou manualmente em laço aberto.
O S-PAA aponta os desvios e variáveis fora da faixa operacional, através de alarmes visuais.
Um Tutotial Integrado apresenta para o operador qual a ação, pré-determinada, deve ser tomada para corrigir o desvio apontado.
Além de avaliar se as ações aplicadas surtiram efeito, o S-PAA disponibiliza um campo de justificativa para o operador relatar sua tomada de decisão.
Com o histórico de alarmes e justificativas, é possível determinar ações mais coerentes com a realidade operacional.
Em Laço Fechado (em indústria de usina de cana), o S-PAA define os set-points do processo diretamente no supervisório da planta.
Este Laço responde pela manutenção da constância de pressão e temperatura na operação das caldeiras de acordo com a qualidade do combustível e necessidade de entalpia global do processo.
Este Laço tem por objetivo a manutenção da estabilidade do vapor de processo, definindo o melhor arranjo de potência em cada um dos geradores, visando que o conjunto aproveite ao máximo a entalpia disponível no vapor gerado, de acordo com as necessidades e variações de processo. Este laço também busca a maximização da geração de energia e do uso de combustível disponível.
Este Laço tem por objetivo a manutenção da constância da embebição (% fibra) da usina e, por consequência, o aumento da extração da moenda/difusor, uma vez que o S-PAA analisará a variação da fibra da cana processada e seus impactos no controle da vazão de embebição, na pol e umidade do bagaço. Outro objetivo primário do Laço é auxiliar na manutenção de um fluxo de caldo mais constante ao processo.
Este Laço tem por objetivo a manutenção da constância das vazões de caldo misto, primário, secundário e clarificado com o objetivo e maximizar o mix produtivo da usina e a melhorar a qualidade do xarope para a fábrica de açúcar. Este Laço pode ou não trabalhar integrado com o da embebição e tem como resultado secundário, a melhoria da qualidade do vapor de processo, uma vez que a evaporação irá receber a carga compatível com a sua condição em cada momento. Inclui Controle de pH.
Controle de PH baseado em vazão de caldo, ph real, sp de ph e vazão de leite de cal.
Tem o objetivo de garantir o ritmo de produção estável com base nas disponibilidades de ART e vapor.
Este Laço tem por objetivo a manutenção da constância do carregamento de mosto nas dornas, respeitando a curva de fermentação e por consequência o aumento do rendimento fermentativo e redução do consumo de insumos, uma vez que o S-PAA analisará a variação do ART que está sendo carregado nas dornas e seus impactos no controle da vazão de carregamento de mosto.
Este Laço tem por objetivo o controle de carga de vinho, consumo de vapor e retirada de álcool, de modo a manter o melhor equilíbrio termodinâmico dos conjuntos de destilação de acordo com a disponibilidade de vinho e vapor em cada momento. Este Laço irá reduzir as perdas nos conjuntos de destilação e maximizar a produção e etanol em cada condição de vapor e disponibilidade de vinho que a planta estiver operando
O SD-PMOL calcula online a curva de adsorção real da zeólita potencializando as fases de adsorção e dessorção de acordo com a realidade atual, conseguindo assim encontrar o melhor ponto de operação para a carga atual e dentro da qualidade desejada para o anidro e preservando a vida útil da zeólita. O sistema de retroalimenta com a qualidade do anidro e o flegma produzido. Este melhor ponto de operação, além de reduzir o give awaydo anidro, tende a produzir menos flegma e, portanto, menos reciclo e aumento na produção.
O S-PAA Dashboard é uma plataforma web, com uma interface intuitiva, que permite o acesso aos dados do processo em tempo real, com base em uma arquitetura simples e segura.
Em 2009, após 15 anos trabalhando em parceria com a Petrobras em um software que aferia, sem margem de erro, dados de produção nas refinarias e plataformas, a Soteica Brasil resolveu diversificar os horizontes. Voltou-se para o agronegócio, especialmente a indústria canavieira. A ideia foi oferecer uma tecnologia de mesmo nível tecnológico da usada pela indústria de petróleo e gás, mas adaptada à realidade das usinas.
A indústria da cana foi uma escola para o S-PAA em relação a outros setores da agricultura, já que muitos destes segmentos apresentam problemas parecidos em termos de otimização de consumo de energia, fator importante no equacionamento de negócios de qualquer indústria de processos no Brasil e no mundo.
A Soteica vem trabalhando para estender a aplicação do S-PAA em plantas siderúrgicas, de alumínio e até hidroelétricas e PCHs. A empresa também está expandindo o uso do sistema em processo de produção de suco de laranja, papel e secagem de grãos e madeireiro, reforçando um ineditismo que teve como base principal de sua criação o agronegócio brasileiro.
É por isso que a Soteica do Brasil, é uma empresa que há mais de 30 anos é referência mundial em excelência operacional e otimização de processos.
Saiba mais em www.soteica.com.br
Assine para receber novidades sobre o SPAA.
Desenvolvido por I9vare Publicidade
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados ao SPAA.