“Começamos na safra passada com o S-PAA na extração, desenvolvendo o piloto do S−PAA Milling, através do qual colhemos resultados positivos e estamos finalizando mais um laço fechado com o objetivo de aumentar esse ganho. Já para esta safra, ampliamos a utilização do sistema com laços fechados nos setores de vapor e de fluxo de caldo. Com isso, estamos fechando uma parte expressiva da usina, com o objetivo de maximizar estes processos. Vejo o S−PAA com bons olhos porque já temos conseguido resultados positivos na extração e que demonstra que existe um potencial ainda maior a ser explorado por nossa equipe, junto com a Soteica, que pode trazer ganhos para a companhia”
“O S-PAA é a solução para a busca da melhor performance na indústria. Operando em tempo real conseguimos corrigir os desvios de produção e, assim, obter os melhores resultados”
“Depois de alguns anos utilizando o sistema S-PAA, e aprendendo todas as possibilidades desse Sistema de Otimização em Tempo Real, nossa planta está muito mais estável operacionalmente, trazendo grandes resultados com diminuição de perdas industriais e ganhos de qualidade da Gestão de todos os setores da indústria. A cada ano que passa a usina implementa mais automação nos setores e aumenta as possibilidades de uso do sistema em Laço Fechado. Com isso deixamos os operadores com muito mais tempo para fazerem Gestão de melhoria contínua nos processos, trazendo ainda mais resultado a cada ano que passa”
“O S−PAA é ‘categoria’, pois fica 24 horas controlando o processo industrial, tarefa que é difícil devido às oscilações e as variáveis que são muitas e nosso papel é controlar ao máximo essas variáveis e diminuir essa oscilação. O grande diferencial do S−PAA é que ele nos dá a oportunidade de controlar o processo o melhor possível, tendo referências online para atuação quando ocorrer os desvios”
“Através do S−PAA estamos tendo uma visão estratégica de todo o processo com a possibilidade de simular o melhor cenário de operação da planta, considerando aspectos econômicos, técnicos, de segurança e qualidade nas nossas operações. Com tudo isso estamos alavancando nossa eficiência energética trazendo ganhos consideráveis para a companhia”
“Baseado na experiência de alguns anos operando com o S−PAA em outra usina, contar com uma planta virtual modelada e inteligente, que possibilite o tempo todo comparar a forma de operação da usina versus o ponto ótimo, ou seja, encontrar o delta, traz um ganho muito significativo de eficiência. Além disso, com o S−PAA possui um tempo de resposta excelente, pois o software fica o tempo todo analisando e fazendo ajustes nas operações. Portanto, aquilo que um operador levaria um bom tempo para fazer manualmente, é processado pela ferramenta em milésimos de segundo. Isso traz um retorno financeiro muito interessante. Utilizar o S−PAA é um ciclo virtuoso de aprendizado e crescimento”
“A Cevasa, por usar difusores em seu processo de extração, iniciou a operação do S−PAA na área de energia e embebição e tornou−se evidente a atuação do sistema garantindo equilíbrio e controle dos geradores, maior estabilidade no vapor e redução no consumo de processos, permitindo melhorar os índices de eficiência industrial e de exportação de energia, além da economia de bagaço, o que sempre foi o limitante preocupante na Cevasa”
“A Usina Santa Lúcia está instalando uma nova destilaria de capacidade de 500 m³/dia com concentrador de vinhaça acoplado e peneira molecular de 300 m³/d. O novo sistema utiliza apenas vapor vegetal que sofre instabilidades devido ao processo de cozimento de açúcar em bateladas. O S-PAA está sendo implementado visando uma maior estabilidade da caldeira e do vapor no processo, reduzindo as variações para uma melhor operação da nova destilaria”.
“O S−PAA tem sido uma ferramenta fundamental para consolidação dos resultados da unidade Rio Dourado, com o amadurecimento no uso da ferramenta estamos ampliando a atuação do S−PAA no processo da URD, aperfeiçoando o laço da unidade Processadora de Grãos e nesta safra iniciaremos os laços de vapor e energia na unidade São Francisco, ampliando assim os ganhos em toda SJC Bioenergia”
“Estamos no segundo ano de utilização do software aqui na Alta Mogiana e em desenvolvimento de vários laços, incluindo os laços fechados de caldo, vapor, embebição e energia. Posso dizer que a contribuição forte do S−PAA é a estabilidade operacional da planta”
“Em busca de uma maior eficiência operacional e ganho de produtividade, o Grupo Maringá ampliou e intensificou o uso do sistema de inteligência artificial e otimização dos processos de produção em tempo real, S−PAA, com ganhos obtidos na média de R$ 1,00 por tonelada de cana moída”
“Implantamos o S−PAA nas unidades Palestina e Santa Albertina. Decidimos pelo projeto acreditando no ganho de eficiência e no melhor gerenciamento dos dados de processo. Nas visitas que fizemos em usinas que já utilizam o sistema, vimos os resultados. Estamos confiantes que o S-PAA nos ajudará muito no aumento produtividade e nas tomadas de decisão”