Sendo uma das mais expressivas companhias da região Nordeste, o Grupo Olho D’Água possui hoje três usinas: Central Olho D’Água – PE, Giasa – PB e Comvap – PI. O grupo reúne mais de 8,5 mil colaboradores no período de safra. A área de influência das três usinas abrange 21 municípios. Distribuídos por estado, são dez em Pernambuco, cinco na Paraíba, quatro no Piauí e dois no Maranhão.
O grupo possui duas unidades cuja capacidade instalada conjunta é capaz de processar mais de 7 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra. Produzem cerca de 300 mil toneladas de açúcar refinado, cristal e demerara; 170 milhões de litros de etanol, álcool e aguardente; e geram 80 mil MWh de energia ao ano.
A companhia está fazendo uma série de investimento em busca de alcançar maiores índices de sustentabilidade e eficiência operacional e produtiva. No mês de novembro, por exemplo, inaugurou no município de Aliança -PE, a 86 km do Recife, a barragem Dr. Murilo Tavares de Melo, com capacidade para 17,8 milhões de metros cúbicos de água.
A nova barragem faz parte da estratégia do grupo em manter a regularidade das safras otimizando a oferta de água. O Grupo Olho D’Água possui 50 mil hectares de área agricultável, dos quais 70% já são beneficiados com irrigação.
Otimização em Tempo Real surge como opção para maximizar produção e inserir mais eficiência operacional
Suas três usinas respondem por uma capacidade industrial de moagem de 4,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano. Nesse momento, o grupo avalia a Otimização em Tempo Real (RTO) e seu potencial para maximizar sua produção industrial e inserir maior eficiência operacional na indústria.
Isso através do S−PAA, que é atualmente o único software de Otimização em Tempo Real (RTO) para usinas de açúcar e etanol em todo o mundo e, inclusive, o único que controla de forma integral plantas de processo contínuo.
O uso tecnologia foi discutida durante o Road Show da Transformação Digital, que discute e promove o conceito de transformação digital nas usinas, que passou pelo Grupo Olho D’Água nesse mês de dezembro. Na ocasião, o CEO da Pró-Usinas e da ProCana Brasil, Josias Messias, foi recebido pelos profissionais, Émerson de Sousa Morais, gerente industrial e Marcos Mendonça, gerente agrícola.