O Ingenio La Unión, da Guatemala, nasceu como uma empresa familiar que adquiriu uma fazenda chamada Los Tarros em 1950, com um pequeno Trapiche. Anos depois, com novas instalações e equipamentos mais modernos, foi construída a usina que iniciou sua operação na safra 1969-1970.
De lá para cá a usina ela modernizou-se ainda mais e hoje esmaga em torno de 3,2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar das quais produz cerca de 350 mil toneladas de açúcar, 123 mil toneladas de melaço e comercializa 201.500.000 KWh de energia elétrica. A empresa, que exporta seus produtos para mais de 30 países, busca as melhores práticas em suas operações agrícolas, apostando em técnicas atuais como manejo integrado de pragas, por exemplo.
Já na área industrial a usina investe em sua equipe através de melhorias bem exclusivas para o bem-estar dos profissionais que trabalham na indústria como, por exemplo, estações ergonômicas no COI, que sobem e descem tanto a mesa quantos as telas por acionamento elétrico. Também vale destacar que a unidade produtora faz uso de um silo, um equipamento francês, especialmente voltado para açúcar refinado.
Contando também com equipamentos modernos em sua planta, os gestores da unidade avaliam agora os benefícios que a Otimização em Tempo Real (RTO) podem proporcionar. Isso através do S−PAA, que é atualmente o único software de Otimização em Tempo Real (RTO) para usinas de açúcar e etanol em todo o mundo e, inclusive, o único que controla de forma integral plantas de processo contínuo.
Esse foi um dos temas levantados na passagem do Road Show da Transformação Digital que desde a segunda semana de janeiro deste ano excursiona pela América Latina. Os representantes do Road Show, Josias Messias, CEO da Pró-Usinas e da ProCana e Décio Freitas, consultor da Solution Engenharia, foram recebidos na última semana pelos profissionais da usina Minor Estrada, Elfego Arturo, Sergio Cabrera, Luiz Nájera e Edwin Delgado.