A Viralcool é reconhecida no mercado como um modelo de gestão familiar competente. Um trabalho sério que conquistou outros setores, multiplicou oportunidades e fortaleceu a economia das regiões nas quais a empresa atua.
Atualmente, a companhia produz cana, açúcar, etanol, energia e levedura em três unidades produtoras, localizadas em Sertãozinho, Pitangueiras e Castilho, todas no estado de São Paulo.
Recentemente o grupo obteve quatro licenças de Operação da CETESB, agência estadual responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento ambiental. Com esses documentos, a empresa teve autorização para aumentar sua produção, seja de etanol, açúcar, levedura e até mesmo de geração de energia.
A empresa também obteve a licença de operação para a ampliação da capacidade de geração de vapor de uma das caldeiras (retrofit) de 120 tv/h para 150 tv/h, o que viabilizou maior geração de energia e equilíbrio para o empreendimento.
Antes disso, já em plena expansão de sua produção o grupo decidiu aplicar no final da última safra o uso de inteligência artificial para maximizar sua produção e obter mais eficiência em seus processos industriais, e os resultados até aqui são positivos e consistentes.
Plantas industriais ganham mais eficiência com uso de RTO
A unidade de Pitangueiras, por exemplo, já possuía uma planta muito eficiente, mas graças a Otimização em Tempo Real (RTO) proporcionada pelo S-PAA a usina pôde capturar melhor essa eficiência obtendo mais flexibilidade no mix de produção e aumento na exportação de bioeletricidade.
Já na unidade de Castilho, que possui uma nova UTE com potência de 30MW o S-PAA permitiu uma redução da curva de aprendizagem, trazendo estabilidade de vapor ao processo permitindo exportar o máximo possível e economizar bagaço para os momentos mais oportunos.
A diretoria do grupo entende que o uso de uma tecnologia como o S-PAA é uma questão de sobrevivência para quem atua em um mercado tão competitivo quanto é o setor bioenergético. “Somos pautados pela eficiência em todas as áreas, pois quem não é eficiente na produção não sobrevive”, afirma Ricardo Toniello, diretor administrativo financeiro do grupo, ao justificar a implantação do S-PAA nas duas unidades do Viralcool.
Premiação reconhece bons resultados do grupo
Fato é que os bons resultados obtidos pelo grupo nessa safra renderam a eles o troféu do Prêmio MasterCana Brasil 2022 na categoria Eficiência Industrial, vertente Tecnologia e Inovação. O troféu foi recebido pela diretora de RH, Cláudia Toniello, na noite de 24 de outubro na capital paulista.